/ Mensagens / Eu e minha família na arca da salvação
Imprimir Notícia

Tamanho da letra

24/01/2015 às 13:43 por Mensagens
Eu e minha família na arca da salvação
Quantos ?noés? temos aqui hoje?
créditos:
Quantos  ?noés? temos aqui hoje?

?E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.?

Gênesis 6:5


Ao ler o versículo 5, parece até que estamos lendo o jornal do dia, pois,  é o que estamos vivendo nos dias de hoje.

Pense que, o que está acontecendo aí fora, pode acontecer com qualquer pessoa inclusive com as que amamos, nossos familiares.  Já parou pra pensar que hoje também, Deus está oferecendo uma ARCA da Salvação para você e toda sua família? A igreja; não o simples fato de ser membro de uma, mas aprender e aplicar na sua vida o que aprende na igreja e com a bíblia.

Em uma série de 3 mensagens iremos aprender com esta família, como estar apto para entrar na arca, como construir a arca e como permanecer nesta arca até que o dilúvio se dissipe.

Dividimos esta mensagem em 3 partes; 1. vamos verificar o pecado da humanidade e sua sentença dado por Deus.

Leia os versículos em Gênesis 6:  1-7, 11-13, 17.

1 E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,

2    Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
3    Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
4    Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
5    E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
6    Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
7    E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
11    A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
12    E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
13    Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.

17  Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.

Deus chega a conclusão que não contenderá com a natureza humana que é carnal e maligna; por isso limita seus anos de vida a 120 anos, a média de vida da geração anterior que era a de Adão foi de 907 anos, Deus reduziu por volta de 87% a expectativa de vida do homem. Quase 90%, permitindo apenas 10%, por que será? E além disso, Deus resolve que irá destruir todo ser vivente naqueles dias, é como se fosse uma grande faxina. Você já fez em sua casa ou carro uma grande faxina, que até parecia que aquela seria uma faxina que duraria muito tempo, parecia que nunca mais iria voltar a ter sujeira e coisas sem uso para se jogar fora, porém, quando você menos espera está tudo sujo de novo. Assim foi a faxina de Deus, e Ele está prestes a fazer, finalmente, uma faxina permanente,  Ele vai reter para Ele somente o que presta e lançar fora tudo que não serve para nada e fechar definitivamente portas e janelas por onde entraria sujeira?..

E aqui o Espírito Santo nos pergunta: Qual tem sido sua utilidade para Deus?

Eu quero estar entre os utensílios úteis que Deus vai reservar para Ele e Você?

2. Deus apresenta um projeto à Noé.
Leia os versículos em Gênesis 6: 14-16,  19-21.

14
Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.

15
E desta maneira a farás: De trezentos cóvados o comprimento da arca, e de cinqüenta cóvados a sua largura, e de trinta cóvados a sua altura.

16
Farás na arca uma janela, e de um cóvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.

19
E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.

20
Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.

21
E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles.

Deus apresenta para Noé, chefe da casa, um projeto inimaginável, sua família acredita, entende e contribui em tudo para que aquele projeto se concretize.

Aqui começamos a ver o poder da família unida, que parte de um cabeça familiar temente a Deus. Noé tinha já um caráter concreto e inabalável, e isto conseguiu influenciar sua esposa, seus filhos e suas noras.

Lembram daquele exemplo que já falei em outras mensagens? Sobre a filha que imita a mãe fazendo o sinal de cruz ao passar em frente à uma igreja? Ou aquela criança que você tenta educá-la a não fazer aquilo que é proibido e você só passa farol fechado e estaciona em lugar proibido, vai conseguir convencer seu filho a obedecer?

Parece até repetitivo o que vou falar, mas é a pura realidade, e verdade bíblica, nós temos que mudar nós mesmos, pois não conseguiremos mudar ninguém, porém, podemos influenciar pelas nossas atitudes.

Então pare e pense sobre isso, a Arca da Salvação está aí, por que outros não entram também nela? Será que eu estou demonstrando que é bom estar na Arca da Salvação, estou seguro nela? Estou confiante que o Dilúvio vai passar?

3. Esta parte da mensagem é a que mais gostamos, Deus faz aliança com Noé e também conosco.

Leia os versículos em Gênesis 6:  8-10,  18,  22.

8
Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.

9
Estas são as geraçöes de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas geraçöes; Noé andava com Deus.

10
E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.

18
Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.

22
Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.

Como achar graça diante de Deus? Somente a aparência? O que fazemos superficialmente só para agradar alguém? E depois por trás da pessoa?Como andar com Deus?

Para andar do lado de outra pessoa você precisa concordar por onde ela anda, fazer o que ela faz?Pense na seguinte situação: Se você não é vendedor, tente andar do lado de um vendedor um dia apenas, o ritmo dele é difícil, os interesses dele provavelmente não serão os seus?.

Atente mais para o manual de instrução dos Filhos de Deus: a Bíblia.

?Contigo porém, estabelecerei minha aliança?.?

Em resumo: o pecado tem seu preço, e Deus também se arrepende de fazer algumas coisas, será que a última faxina já não está vencendo e Deus está se preparando para a definitiva? Qual tem sido sua utilidade para Deus? O projeto que Deus tem para sua vida é inimaginável? Creia e obedeça! Ele é que vai dar todas instruções e ajudá-lo em cada etapa do projeto. Descanse no Senhor, pois Ele tem uma aliança contigo, e Ele é Deus e não muda, não vai trair sua confiança? Creia!

O desafio de hoje é:

1º ? você deve olhar para você mesmo, comparar seu andar com o manual de instruções e influenciar outras vidas,

2º -  crer no projeto de Deus, dar legalidade para Deus trabalhar neste projeto na sua vida,

3º -  renove a aliança com Deus, Ele não alterou nada na aliança mas e você? Talvez tenha se esquecido desta aliança e se afastado de Deus, aproveite e faça uma oração para confessar e renovar sua aliança, Deus precisa contar com você!

A Arca da Salvação já está a disposição de você e sua família e Ele quer ver você entrar juntamente com seus familiares?

Esta mensagem foi ministrada pela Pra. Jane Spada no Domingo, 05/07/2009, na sede nacional, no Culto da Família.


Espalhe por aí


Comentários
Deixe seu comentário